Não se sabe exatamente quando, mas o que se pode afirmar é que tudo começou com uma brincadeira em sala de aula quando uma turma de alunas intitularam-se Deusas. As pessoas costumam questionar: por que Deusas? Por que elas se consideram Deusas? A explicação está no âmago da própria arte (e não no ego das integrantes do grupo como alguns podem pensar). Quem pratica sabe que um dos inúmeros benefícios proporcionados pela dança do ventre é o encontro com a Deusa interior, resultando no resgate da feminilidade e da autoestima. Daí, a expressão "Deusas". Como se tratavam de alunas da matriz da Rede Hayat El Helwa, “Deusas da Matriz”.
Com o fortalecimento do laço de amizade entre as integrantes e o apoio da Mestra Hayat El Helwa (até então, professora e coreógrafa oficial), o grupo começou a realizar apresentações em formaturas, festas de inauguração de franquias e outros eventos promovidos pela Rede. O gostinho pelos palcos, a euforia causada pelos aplausos calorosos do público, o prazer de dançar foram tomando conta do coração dessas mulheres de diferentes idades, raças e profissões que, de repente, viram suas vidas ganharem um outro brilho, um novo sentido.
Formação 2008 |
Aproveitando as inúmeras oportunidades oferecidas pelo mercado, o grupo começou a se inscrever em mostras e participar de eventos, levando a sua mensagem para platéias de diferentes regiões da capital assim como de outras cidades como Campinas, Taubaté, Embu e, ainda, fora do estado, como em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ao longo de sua trajetória, o grupo teve diferentes formações, no entanto, o objetivo sempre foi o mesmo: romper paradigmas. Mostrar que não existe o corpo perfeito e a idade certa para alguém começar a praticar dança do ventre. O importante é a essência, a alegria e o amor que são emanados quando se está em cena.
Formação 2009 |
Aos poucos, grandes conquistas. Em maio de 2009, após dançar na mostra não-competitiva do 1º Festival de Danças Ritmos do Oriente, organizado por Shayna Cia. de Danças do Leste, as "Deusas da Matriz" foram surpreendidas com o prêmio de “Grupo Destaque” do evento. No mesmo ano, o grupo apresentou-se como convidado especial nos espetáculos “Egito” (Junho/09), organizado pela bailarina Joelma Brasil, vencedora da categoria Sênior no Mercado Persa 2009 e “3º Mistério das Deusas” (Julho/09), promovido pela bailarina Alessandra Roncoleta.
Formação 2010 |
Mesmo com o fim das atividades da Rede Hayat no Brasil, a nova formação do grupo "Deusas da Matriz", agora, sob a direção da bailarina Samra Hayat e com o patrocínio da SINDIRODSP e da Viação Expresso Brasileiro, promete continuar surpreendendo e emocionando públicos de todas as partes do Brasil! Aguardem!