Samra Hayat nasceu em 22 de abril de 1982, em São Paulo. Desde a infância, sua paixão pela dança era notável, no entanto, as dificuldades enfrentadas por sua família tornavam distante o sonho de frequentar uma escola na qual pudesse desenvolver o seu potencial artístico. Na adolescência, um convite iria mudar o rumo de sua história. Em 1996, passou a integrar o grupo de dança do ventre do colégio estadual Angelo Bortolo. Foi amor ao primeiro movimento. Ao final de um ano, o grupo se desfez, mas Samra negou-se a parar; uniu-se a uma amiga e continuou representando o colégio em diversos eventos. A dupla se separou no final de 1999 quando Samra concluiu o ensino médio e deparou-se com dois grandes desafios: o vestibular e a inserção no mercado de trabalho.
Em abril de 2003, já no segundo ano do curso de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e funcionária de uma rede de videolocadoras, Samra sentiu que estava pronta para reencontrar a dança que, mesmo com o passar dos anos, mostrava-se latente em seu coração. Matriculou-se, então, em uma das unidades da rede Luxor onde foi aluna das professoras Mahasen e Layla Khodair. Em 2006, tornou-se aluna da Rede Hayat El Helwa onde, paralelamente ao curso de nível avançado ministrado pela professora Hayanah, frequentou as aulas da professora Hadara Nur (bicampeã brasileira de dança do ventre) e da Mestra Hayat El Helwa.
Com a professora Layla Khodair na 1ª Noite Árabe da Rede Hayat |
Ao longo de sua trajetória, Samra participou de diversos workshops ministrados por profissionais nacionais e internacionais como Raqia Hassan (Egito), Yousry Sharif (Egito), Randa Kamel (Egito), Tito (Egito), Ahmet Luleci (Turquia), Virginia (EUA), Samara Hayat (Espanha), Amir Thaleb (Argentina), Romina Maluf (Argentina), Aziza (Candá), Amar Gamal (EUA), Kaeshi Chai (EUA), Aricelma (Brasil), Shalimar (Brasil), Marcia Mignac (Brasil), Danilo (Dabke - Brasil), Kamis Araman (Dabke - Brasil), Shaide Halim (Tribal - Brasil), Fairuza (Tribal - Brasil), Ally Hauff (Tribal - Brasil), Rhamza Alli (Tribal - Brasil), Patrícia Bencardini (Brasil), Tarik (Brasil), Claudia Cenci (Brasil/Espanha), Giuliana Scorza (Brasil), Mahaila El Helwa (Brasil), Tufic Nabak (Brasil/Líbano) e Michelli Nahid (Brasil).
O ano de 2008 é considerado um divisor de águas na vida dessa jovem bailarina. Todo esforço e dedicação começavam a refletir nas novas oportunidades e conquistas. Incentivada pela Mestra Hayat El Helwa, tornou-se aluna do curso Profissionalizante ministrado na Rede Hayat. Em setembro, à convite de Hayat El Helwa, apresentou-se na Argentina, no evento internacional “Buenos Aires Danza”. No mesmo mês, comemorou o 3º lugar na categoria amadora da 1ª Mostra de Dança do Ventre, em Osasco. Em novembro, conquistou o 1º lugar na categoria Solo Amador Tradicional e o prêmio de Bailarina Revelação do “X Festival Interamericano Árabe CIAD”, realizado em Bauru, São Paulo. Em 2009, novos títulos levariam a consolidação da bailarina amadora e a incentivariam a trilhar pelo universo profissional.
Em abril de 2010, Samra concluiu o curso de formação profissional em dança oriental árabe “Oriente Total”, desenvolvido pela bailarina Shalimar Mattar. Em outubro, após meses de empenho, recebeu o troféu de 3º lugar na categoria Solo Profissional do “Yalla Festival”, conquista que rendeu o convite para integrar a Cia de Danças “DSA – Dancers South America”, idealizada e criada pela bailarina e jurada do evento, Adriana Bele Fusco. Uma semana após o “Yalla Festival”, participou do concurso Solo Tradicional Profissional do “Festival de Danças Árabes Luz do Ventre”, conquistando o 2º lugar.
Atualmente, Samra Hayat é aluna do curso “Pós Oriente Total” ministrado no Espaço Oriente e aperfeiçoa-se, semanalmente, com a bailarina Campeã Mundial, Mahaila El Helwa. Desde dezembro de 2007, é integrante do grupo “Deusas da Matriz”.
Yalla! Festival |
Atualmente, Samra Hayat é aluna do curso “Pós Oriente Total” ministrado no Espaço Oriente e aperfeiçoa-se, semanalmente, com a bailarina Campeã Mundial, Mahaila El Helwa. Desde dezembro de 2007, é integrante do grupo “Deusas da Matriz”.